data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Ariéli Ziegler (Prefeitura de Santa Maria/Divulgação)
Profissionais que atuam nos quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no Santa Maria Acolhe Saúde, na Casa Treze de Maio, na Policlínica Nossa Senhora do Rosário, na Policlínica Central José Erasmo Crossetti, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Região Centro Santa Maria, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e na Farmácia Municipal receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Foram 180 aplicações realizadas somente na tarde de desta quinta-feira, na Políclínica José Erasmo Crossetti, no Centro.
Seis pacientes de Manaus que estão em Santa Maria são transferidos para UTI
Esses trabalhadores ainda estão no grupo prioritário a ser imunizado na primeira fase. É considerado, conforme a prefeitura, que os trabalhadores que tem contato com pacientes com Covid-19 já foram contemplados, assim como quem trabalha na saúde básica.
IDOSOS
Ainda não há previsão de quando os idosos serão vacinados. Eles se dividem entre as fases 1 e 2 do Ministério da Saúde. O começo da vacinação, contudo, não contemplou de uma só vez a vacinação da Fase 1 (que além dos trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e idosos em lares, conta com idosos com mais de 75 anos). Idosos de 60 a 74 anos estão na Fase 2.
Hospital de Caridade de Santa Maria fecha 10 leitos de UTI Covid-19
A ordem de vacinação entre os trabalhadores da saúde é condicionada à quantidade de vacinas recebidas. Pelo mesmo motivo, não há data para os próximos grupos.
Santa Maria recebeu, ao todo, 11.625 unidades da primeira dose, e 4.475 da segunda. Elas seguem em distribuição para instituições de saúde, como clínicas, que fazem a retirada junto ao setor de imunização.
EM SANTA MARIA
Doses já entregues ao município
- Oxford/AstraZeneca/Fiocruz - 4,5 mil
- Sinovac/Butantan (1ª dose) - 4,4 mil
- Sinovac/Butantan (2ª dose) - 4.4 mil
- Total - 13.390
- *Com informações da prefeitura de Santa Maria